Não sei bem o porquê, mas uma boa parte das ideologias e estruturas da sociedade são sempre apresentadas em forma de pirâmide. A pirâmide hierárquica do mundo do trabalho, as pirâmides que aproximavam os faraós egípcios da vida eterna…mas hoje falarei de uma cuja existência é raramente divulgada: a pirâmide olfativa.
O princípio é simples e envolve a noção de notas que, juntas, formarão um acorde. O perfumista então trabalha exatamente como o músico, que associa notas em busca de um acorde harmonioso. Existem 3 tipos de notas: as notas de saída (notes de tête), as notas de corpo (notes de cœur) e as notas de fundo (notes de fond).
O tipo de nota é diretamente proporcional ao tempo de evaporação de uma matéria prima: quanto mais volátil (nome dado à capacidade de uma substância a se evaporar) essa matéria for, ou seja, quanto menos tempo o cheiro dela durar, mais ela será considerada como nota de saída. Outro fator é o tempo de duração do cheiro uma vez misturado a outras matérias-primas. Mas esse fator mais complexo deixaremos para um próximo artigo. Lembrando que uma nota que dura menos tempo no corpo, será a primeira a se evaporar, sendo portanto a primeira a ser sentida quando espirramos o perfume no corpo; é a nota de saída que conquistará o cliente pelo seu “cheiro à primeira vista”!
A partir disso, vocês podem concluir que as notas de corpo são as que têm uma duração mediana e as de fundo são as últimas a desaparecerem. Existe uma relação entre notas de fundo e a grande lenda urbana do almíscar fixador. Dedicarei um artigo apenas ao tema do almíscar , pois essa é uma das perguntas que mais ouço e, sejamos honestos, muita besteira já foi dita e redita sobre esse assunto.
Para terminar esse artigo com uma boa estrutura (algo que todo perfume que se preza deve ter), vou citar alguns exemplos de matéria-prima em cada tipo de classe:
– notas de saída: bergamota, limão, laranja, acetato de hexila (cheiro de maçã)
– notas de corpo: jasmim, rosa, manjericão, flor de laranjeira
– notas de fundo: musgo de carvalho, patchouli, almíscares artificiais
Agora vocês poderão concluir por qual razão as primeiras notas de um perfume, na grande maioria das vezes, nos dão uma sensação de frescor cítrica!

4 thoughts on “Pirâmide olfativa: a construção de um perfume”